Candidatxs que compõem o grupo Frentona assinam e registram seus 10 compromissos de campanha

42161655_534525206999012_478657732723867648_o.jpg

Grupo que integra inédita candidatura coletiva surge como uma forma de confrontar o conservadorismo instaurado nos últimos anos no Congresso Nacional

As eleições estão chegando e a atenção se foca em torno de qual presidente vai ser eleito, mas esquecemos que é muito importante a nomeação de diferentes deputados estaduais e federais para contrapor ideias há muito ultrapassadas. Essa é a hora de decidir se iremos manter ou mudar os indivíduos que são responsáveis em apresentar, alterar e fiscalizar o cumprimento das leis pelos próximos 4 anos.

Nunca existiu polarização política como essa que estamos vivendo no Brasil em 2018. As pessoas se dividem entre os que são de esquerda: defensores de causas progressistas e de direitos humanos, e os que são de direita: pessoas conservadoras e defensoras de mais mercado e menos Estado, claro que essa é uma forma simplista de definir as duas ideologias políticas, mas é fato que o conservadorismo tomou conta da política nacional.

Um exemplo prático de velha política ocorreu no ano de 2014 quando elegemos o congresso mais conservador da história do nosso país. Pautas que anteriormente seriam facilmente rejeitadas, vieram a tona como: Revogação do Estatuto do Desarmamento, redução da maioridade penal, criação do Estatuto da Família, inclusão do aborto como crime hediondo, entre outras propostas.

Esse grupo de parlamentares ficou conhecido pelo termo pejorativo “Bancada BBB”, bancada do boi, da bala e da bíblia. O problema de existir um grupo tão homogêneo como esse é que esses deputados votam em pautas que são do interesse de um pequeno grupo de pessoas, já os temas sociais são esquecidas pelos parlamentares.

O conservadorismo no Brasil em números

A câmara dos Deputados é composta por exatamente 513 Deputados, desse total grande parte compõem a Bancada BBB, sendo: A bancada da bala possui 275 parlamentares. A ruralista, 198, e a evangélica, 74. Ao todo, 373 (73%) dos 513 deputados estão inscritos em pelo menos um dos três grupos.

Assim sendo é cada vez mais necessário entender que o primeiro turno é muito mais importante do que o segundo, visto que os deputados e deputadas, federais e estaduais, são definidos e a partir dessas escolhas eles podem aprovar temas que seja do interesse da maioria da população.

Pensando em uma candidatura inédita e mais participativa por parte da população a Dobradona pretende conformar bancadas da paz, das periferias e da diversidade que façam oposição direta e ferrenha às bancadas do boi, da bala e da bíblia. Opondo-se com vigor ao conservadorismo no congresso através de pautas “anti-fundamentalistas” e apresentando propostas inovadoras de democracia direta que ouçam a opinião dos eleitores através de consultas online durante o mandato.

Assim sendo, na última segunda-feira,17/09, foi assinado e registrado no 9º Cartório de Registro Civil da Vila Mariana, às 14:00, pelos 8 candidatos que compõem a Dobradona uma carta contendo os 10 principais compromisso de campanha. A simbologia do ato deixa claro que irão cumprir o que foi acordado, afinal, imagine só se depois de assinado um documento não cumprir com o compromisso. Seria uma falta de caráter imenso.

Para saber mais sobre os 10 compromissos acesse: www.dobradona.org

Dobradona

Todos os direitos reservados.